NOME CIENTÍFICO: Allium schoenoprasum
NOME COMUM: cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho, em Portugal.
DESCRIÇÃO: É uma planta originária da Europa. É muitas vezes confundida com o Allium fistulosum, que é uma planta de origem asiática muito utilizada na cozinha do extremo oriente. Vai bem com saladas, legumes frios e quentes, sopas, grãos, queijos e molhos frescos para todos os tipos de carnes, especialmente as brancas e os pescados. Para os vegetarianos, dá um toque especial a receitas com ovos, como omeletes e suflês.
Características
A colina presente na cebolinha é um nutriente importante, que ajuda na regulação do sono, dos movimentos musculares, do aprendizado e da memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.
Colheita
Para melhor desenvolver as plantas, use tesouras para cortar as cebolinhas, começando pelo lado de fora da planta até o meio. Corte as cebolinhas a 5 cm da base da planta, pois isso estimulará mais a cebolinha crescer e engrossar para colher mais. Não colha a planta inteira de uma só vez; cortar todas as folhas não permitirá futuros crescimentos.
Multiplicação
A multiplicação da planta pode ser feita usando um pé de cebolinha e está bem desenvolvido, pode fazer mudas simplesmente retirando o pé da terra e dividindo a touceira. Método bem simples e eficaz, redistribua a touceira em um espaço maior para que ela possa se desenvolver.