Hortas Caseiras Plantas Medicinais
, , ,

Resumo

É uma planta muito utilizada como verdura na cozinha, para sopas e conservas, entre outros acompanhamentos, como a couve à mineira.

NOME CIENTÍFICO: Brassica oleracea

NOME COMUM: Couve

DESCRIÇÃO: Couve é o nome vulgar, genérico, das diversas variedades cultivares da espécie Brassica oleracea L., da família das Brassicaceae, a que também pertence o nabo e a mostarda. É uma planta muito utilizada como verdura na cozinha, para sopas e conservas, entre outros acompanhamentos, como a couve à mineira.

Características

A couve é rica em cálcio, importante para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea, ajuda a controlar impulsos nervosos; a vitamina C presente na couve é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.

Um bom antiácido caseiro para acabar com a queimação no estômago é o suco de couve, uma vez que tem propriedades antiulcerosas que ajudam a cicatrizar possíveis úlceras, aliviando a dor de estômago.

Cuidados

Como cuidados com a planta, corte a ponta do caule principal para que a couve mantenha altura e tamanho adequados para o manuseio e a colheita, além de favorecer o desenvolvimento dos brotos laterais. Como medida sanitária, retire folhas descoloridas, murchas ou com sinais de ataques de pragas.

Para que as folhas fiquem grandes e saborosas, a couve precisa um solo bem drenado e com disponibilidade de matéria orgânica e nitrogênio. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem. O pH do solo deve estar entre 6 e 7,5. O solo deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado, pois isso pode prejudicar as raízes e favorecer o surgimento de doenças.

Plantio

Semeie as sementes a aproximadamente 1 cm de profundidade. A germinação ocorre normalmente dentro de uma semana ou duas. A couve também pode ser cultivada em vasos com um mínimo de 25 cm de diâmetro e altura.

Mudas plantadas diretamente no canteiro têm folhas prontas em, aproximadamente, 50 dias. Já a couve oriunda de sementes somente após cerca de 90 dias. Faça a colheita de folhas com 20 a 40 centímetros de comprimento e de 20 a 25 centímetros de largura.

Colheita

Corte apenas os talos das folhas que quer colher e não toque na raiz. Retorne em uma semana e colha as novas folhas grandes. A couve precisa ser colhida rotineiramente. Se não a colher por mais de uma semana, a planta pode ser comida por pestes.

por Dauber

Possui graduação em Agronomia pela UFRGS (1980). É especialista no Sistema Plantio Direto, na área de fertilidade do solo. Tem experiência na área de vendas, no gerenciamento e formação da equipe de vendas. Atualmente está voltado para o agronegócio sustentável, especialmente em Marketing Rural, Horticultura e Produções Culturais.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Participe da conversa!x
()
x