NOME CIENTÍFICO: Artemisia vulgaris
NOME COMUM: Artemísia, Losna ou Absinto
DESCRIÇÃO: Trata-se de uma planta aromática, herbácea, perene com raízes lenhosas, cuja altura varia entre 1 e 2m. Suas folhas verde-escuras têm de 5 a 20cm. Floresce entre julho e setembro, apresentando flores pequenas de cor amarela ou vermelho-escura. É nativa das regiões de clima temperado da Europa, Ásia e Norte da África. Está disseminada em todo o mundo
USOS E BENEFÍCIOS
A artemísia contém um óleo essencial rico em diversas substâncias e princípios amargos. Suas propriedades medicinais conhecidas são o efeito analgésico, antiespasmódico, anticonvulsivo, tônico, calmante, digestivo, vermífugo e regulador da menstruação. Não deve ser consumida crua, pois é tóxica nesta condição. É tradicionalmente utilizada por mulheres, para tratar problemas do aparelho urogenital, como infecção urinária e para acalmar a ansiedade.
É muito utilizado na fabricação de medicamentos que diminuem sintomas da malária, como a febre alta e calafrios; Absintina: substância química responsável pelo sabor amargo da Artemísia, é muito utilizada na formulação da bebida chamada absinto, fada verde.
CUIDADOS
É uma espécie que precisa de muito sol e cresce rapidamente em solos secos, exigindo poucas regas. A adubação orgânica é fundamental para o seu crescimento pleno. A manutenção consiste apenas em retirar as folhagens secas e substituir a muda a cada 3 ou 4 anos de sua maturação.