NOME CIENTÍFICO: Psidium cattleianum
DESCRIÇÃO: é uma pequena árvore não pioneira, com altura máxima de 9 metros e copa rala. Vive em ambientes úmidos e iluminados. O tronco tortuoso tem casca lisa que descama em placas finas. As folhas são coriáceas. As flores são axilares, solitárias, brancas. Floresce de junho a dezembro. Os frutos amadurecem de setembro a março. Os frutos são arredondados, verdes ou amarelados de polpa suculenta esbranquiçada de sabor mais azedo. É bastante cultivada em pomares domésticos.
CUIDADOS
As sementes são dispersadas por animais, principalmente pássaros. Quando planta jovem, regar de 2 a 3 vezes por semana, diminuindo a frequência nos dias mais frios. Quando planta adulta, só não deve ser deixado completamente seca. Dois meses antes da floração, deve ser iniciado o uso de um adubo rico em fósforo.
CARACTERÍSTICAS
Rica em antioxidantes e em vitamina C, serve para fortalecer a imunidade e prevenir doenças diversas, especialmente aquelas provocadas por processos inflamatórios. Além disso, é uma fruta de ação antimicrobiana. Assim, beneficia o sistema imunológico.