Árvores
,

Resumo

A Espatódea é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu género botânico. O nome genérico deriva da palavra grega spathe, relativa ao cálice em formato de espádice.

NOME CIENTÍFICO: Spathodea campanulata

NOME COMUM: Espatódea, mijinho, mijadeira, bisnagueira, tulipeira-do-gabão ou chama-da-floresta.

DESCRIÇÃO: é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu género botânico. O nome genérico deriva da palavra grega spathe, relativa ao cálice em formato de espádice.

CARACTERÍSTICAS

Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura e é nativa da África tropical. É utilizada com frequência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelha-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente frequentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos.

O botão floral em forma de bisnaga contém água, conhecido popularmente nas regiões interioranas do Brasil como “mijinho”. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido.

As flores abertas têm uma forma de taça e retém a umidade do orvalho ou da chuva, podendo tornar-se atrativas para muitas espécies de aves, apesar da toxidade apresentada para as mesmas. Em jardins e parques o seu néctar atrai muitos beija-flores.

Não devem ser plantadas em calçadas ou próximas à construções e tubulações, pois suas raízes são muito agressivas. Sua beleza é evidenciada quando plantada isolada em extensos gramados bem cuidados.

MULTIPLICAÇÃO

Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica. Árvore tipicamente tropical, não se adapta a países de clima frio.

Sua multiplicação é feita por sementes e estacas que germinam com facilidade. Devido à sua grande capacidade reprodutiva pode tornar-se invasiva em determinadas situações. Em alguns locais do globo, como na Austrália, a espatódea se alastra rapidamente pelas florestas nativas, e é considerada uma praga.

por Dauber

Possui graduação em Agronomia pela UFRGS (1980). É especialista no Sistema Plantio Direto, na área de fertilidade do solo. Tem experiência na área de vendas, no gerenciamento e formação da equipe de vendas. Atualmente está voltado para o agronegócio sustentável, especialmente em Marketing Rural, Horticultura e Produções Culturais.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Participe da conversa!x
()
x