NOME CIENTÍFICO: Lagerstroemia indica
NOMECOMUM: extremosa, escumilha, resedá ou árvore-de-júpiter.
DESCRIÇÃO: é uma planta cultivada hoje em dia como árvore ornamental, utilizada amplamente em arborização urbana. Por se tratar de um arbusto conduzido facilmente reproduzido através de estaqueamento, foi tida como panaceia para o plantio em ruas com fiação elétrica. Como resultado, em algumas cidades esta espécie sozinha representa mais de 20 por cento das árvores em via pública.
CUIDADOS
Apesar de ser bastante rústica, precisa passar por podas de limpeza, que removem os galhos doentes, os ramos emaranhados e as flores murchas. Essa medida também ajuda a evitar o oídio, doença fúngica muito comum na espécie que cria uma camada felpuda branca nas folhas, semelhante a um bolor branco.
PLANTIO
Aprecia local ensolarado e solos férteis em matéria orgânica. Para seu plantio recomenda-se que seja feito um buraco maior que o torrão. Colocar no fundo um pouco de areia para garantir a drenagem das águas. É uma árvore que floresce no verão e é muito admirada por suas lindas flores rosas, vermelhas, roxas e brancas.