NOME CIENTÍFICO:Handroanthus
NOME COMUM: ipê, pau-d’arco ou peúva
DESCRIÇÃO: Originária do Brasil é a espécie utilizada em paisagismo. As árvores são de grande porte. Possuem copas abertas e irregulares nos indivíduos jovens, enquanto, nos adultos, são arredondadas e elevadas. As folhas são opostas cruzadas, compostas e digitadas. As flores apresentam-se em conjuntos de inflorescências róseo-violáceas.
USOS E AMBIENTE ADEQUADO
Possui uso comum tanto para arborização de ruas e avenidas, quanto no paisagismo em geral. Esta árvore possui em média de 7 a 16 metros de altura e seu tronco de 40 a 50 cm de diâmetro. Suas raízes são profundas, não danificam calçadas e nem redes subterrâneas. Melhor ser plantada contra a rede elétrica. Durante o inverno, as folhas caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.
Ambientes mais adequados para o plantio são locais baixos, com solos úmidos, profundos, boa drenagem e textura argilosa.
CURIOSIDADE
Sonhar com ipê roxo: mostra que está tentando escapar de seus problemas da vida. Está atravessando situações de sua vida com facilidade e pouco esforço. Tem muito o que precisa para sair de sua mente. Seu processo de pensamento ou mente está nebuloso.