NOME CIENTÍFICO: Plumeria rubra
DESCRIÇÃO: é uma árvore que pode atingir um porte entre quatro e oito metros. É muito usada como planta ornamental. Seus caules são grossos e lisos, de cor cinzenta ou bronzeada de formato escultural. Por essas características, é muito apreciada por paisagistas. Seus galhos têm um aspecto suculento e secretam um látex quando feridos. As folhas são verde-escuras e nascem nas extremidades dos ramos e no inverno e na primavera elas caem. Suas flores formam grandes inflorescências terminais e têm coloração rosas ou vermelhas, havendo variantes brancas e amareladas, floresce durante o verão e o outono. As flores exalam um odor suave, semelhante ao das flores de jasmim, o que lhe atribui seu nome popular.
PLANTIO E CUIDADOS
O plantio pode ser feito o ano todo, diretamente no solo ou em vasos. Prefira cultivar a planta sempre em ambientes externos, como varandas e quintais, pois em todas as variedades o seu odor é semelhante ao da gardênia, bastante forte e persistente. Para fazer uma muda usar um galho grosso, mais velho. É preciso tirar os brotos e as folhas para que eles não roubem a força da mudinha que vai germinar. A fase seguinte é plantar esse galho na terra. O segredo é regar a muda todos os dias com o tempo seco. Tem o hábito de perder suas folhas em dada época do ano, o fungo da ferrugem passa a ser minimamente controlado. De todo modo, uma aplicação de calda bordalesa 1% ou fungicida sistêmico pode ajudar a manter a planta saudável.
USOS
É uma planta medicinal muito utilizada para aliviar as cólicas menstruais e regular o ciclo menstrual, mas também pode ser utilizada para tratar problemas respiratórios, como a asma e a bronquite, por exemplo, devido às suas propriedades antiasmáticas. As flores extremamente aromáticas podem ser utilizadas como geleias, refogadas ou cristalizadas. Muito famosa para fins ornamentais essa delicada flor é comestível junto com suas folhas. Pode-se fazer refogados, geleias, saladas e pães.