Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas composta por arbustos, árvores, ervas, lianas e subarbustos. São aproximadamente 176 gêneros e 2273 espécies aceitas. O caule grosso e cascudo é fundamental para sobrevivência da planta. É ele que é responsável pela respiração, pois no caule que se localizam os estômatos. Além disto, no caule também é armazenada a água.
O nome é originário do latim, o qual provém do grego κάκτος (kaktos), simboliza resistência, força, adaptação e persistência, por ser capaz de sobreviver a ecossistemas muito áridos e quentes, como desertos, caatingas e cerrados.
Conhecidos como “guardiões da casa”, os cactos simbolizam proteção e segurança. A planta possui tal significado porque purifica os ambientes, já que armazena água em seu caule. Para trazer bons fluidos, o indicado é que os vasos sejam dispostos em janelas.
As suculentas são um grupo de plantas e os cactos são de uma família do grupo das suculentas (Cactaceae). Por essa razão, existe o conceito de que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Só para se ter uma ideia, existem cerca de 22 mil espécies de suculentas, sendo 2 mil só de cactos!