NOME CIENTÍFICO: Agapanthus africanus
DESCRIÇÃO: é uma espécie de planta bulbosa, com distribuição natural na região do Cabo da Boa Esperança na África do Sul. A espécie é utilizada como planta ornamental, encontrando-se naturalizada em diversas regiões de clima temperado quente e mediterrânico. A primeira inflorescência é lançada depois de um ano de cultivo. A colheita das inflorescências é feita quando ela começa a se expandir, com os botões florais ainda fechados.
MULTIPLICAÇÃO E CUIDADOS
Período ótimo de semeadura é entre a primavera e o outono, em uma mistura de terra e composto orgânico em partes iguais. Para multiplicar a planta por divisão de touceira, realize em um dia fresco do final do inverno, para que a planta tenha produzido raízes suficientes antes do tempo mais quente. Precisam de bastante luz solar direta. Também toleram sombra parcial, mas poucos florescem quando cultivados nessas condições. Mantenha o solo do canteiro ou dos vasos sempre úmido, mas nunca encharcado. Em virtude dessa variação de energia solar no cultivo das mudas é que surgem as diversas variedades de cores das flores da planta. As variações de cores são de azul, branco, roxo e vermelho. Requer poucos cuidados e não precisa de poda. Os talos com flores gastas devem ser removidos e a folhagem doente ou danificada pode ser cortada. Elas são autossuficientes e se desenvolverão sem a poda.
SIGNIFICADO
O Agapanthus vem do grego, Ágape, que significa amor e Panthus, cujo significado é flor, Flor do Amor. É a primeira flor, que se tem notícia, utilizada em buquês de noiva. Na Grécia antiga, os casamentos geralmente aconteciam na primavera, época de brota do Agapanto.