NOME CIENTÍFICO: Viola tricolor
DESCRIÇÃO: é uma flor bienal selvagem eurasiática. É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encontrada onde há sombra parcial. Floresce de abril a setembro. As flores podem ser roxas, azuis, amarelas ou brancas. É hermafrodita e autofértil, polinizada pelas abelhas.
CUIDADOS
Gosta de terra fértil, com luz solar abundante, no mínimo por quatro horas ao dia. É planta de clima quente, mas sofre se o frio é mais intenso ou se há geadas. Regar sempre que a terra estiver seca. O ideal é manter a terra úmida, sem encharcamento. Regue no início da manhã, ou final da tarde, fora do sol.
Nas regiões mais frias do Brasil vai florir do outono até a primavera e, nas regiões mais quentes e úmidas, somente durante o inverno. A melhor época para semear é do final do verão ao começo do inverno. As temperaturas acima de 30ºC inibem a germinação das sementes.
USOS MEDICINAIS
Tem uma longa história de uso em fitoterapia. Foi recomendada, entre outros usos, como um tratamento para a epilepsia, asma, doenças de pele e eczema. Possui propriedades expectorantes, então é utilizada no tratamento das doenças pulmonares, como bronquite e coqueluche. É também um diurético e é utilizada no tratamento de reumatismo e da cistite. As partes usadas do Amor-perfeito são suas flores, folhas e caule para fazer chás, compressas ou para completar sobremesas com suas pétalas cristalizadas. Para fazer compressas de Amor Perfeito: colocar 1 colher de chá de amor-perfeito em 250 ml de água fervente, durante 10 a 15 minutos. Coar, mergulhar uma compressa na mistura e depois aplicar sobre a região a tratar.