NOME CIENTÍFICO: Anthurium
DESCRIÇÃO: É uma planta baixa, atingindo de 30cm até 1m de altura. Suas folhas longas e com um verde intenso caem muito bem em arranjos ornamentais. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor maciços e bordaduras em jardins externos também. O melhoramento genético proporcionou diversas variedades, com portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa e branca.
CUIDADOS
Utilize substrato rico em matéria orgânica e bem drenável. Regar sempre que tocar a mistura e sentir que a parte superior estiver secando. Enfie o dedo na mistura, mais ou menos 2 cm, e se parecer seco, regue. Sempre regue completamente até a água correr pelos orifícios de drenagem inferiores. Por ser uma planta tropical, gosta de muita umidade, por isso, a regadeve ocorrer com frequência: três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios. Precisa de sombra e luminosidade indireta, ou seja, muita luz, mas sem exposição direta ao sol. As temperaturas abaixo dos 20ºC são prejudiciais. Em regiões de clima frio, o mais aconselhável é manter a espécie dentro de casa, protegida dos ventos e do ar frio.
CURIOSIDADES
De acordo com o feng shui, a energia do antúrio está relacionada à expansão e ao sucesso, portanto devem ficar no escritório ou no trabalho. A religião faz uso das flores com muita frequência, seja para enfeitar, para fazer limpeza espiritual, para homenagear um orixá ou para ofertar às entidades.
Apesar do formato e apelido sugestivos, o bem que o antúrio traz vai muito além da conscientização: o vegetal também funciona como purificador de ar. Estudos da NASA, por exemplo, demonstram que esta é uma das plantas mais indicadas para eliminar gases tóxicos de ambientes internos.