NOME CIENTÍFICO: Bromelia
DESCRIÇÃO: Bromélia é um género botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae, embora seja comum denominar com o mesmo nome as espécies de outros gêneros da mesma família. São bonitas fáceis de cuidar e se adaptam facilmente a qualquer ambiente. Podem ser cultivadas em casa ou apartamento e mesmo em um espaço menor, conseguindo fazer com que cresçam tranquilamente.
Cuidados
Há também uma grande variedade de bromélias. Elas não atraem o mosquito da dengue, um dos grandes vilões de quem tem vasos em casa. Como as raízes se expandem e bromélias precisam de bastante água, o ideal é apostar nos vasos mais pesados, como os de barro. O vaso também não pode ser muito grande, para evitar excesso de umidade nas raízes, que pode acabar deixando a planta doente. Tanto para plantio em vaso quanto direto da terra, cuidar para que a base das folhas não fique em contato direto com o solo.
Luminosidade
A luminosidade a que as bromélias devem ser expostas depende muito da variedade da planta. Algumas delas, geralmente as com folhas mais acinzentadas, espinhentas, avermelhadas e prateadas gostam de bastante do sol e podem ficar expostas por mais tempo.
Já aquelas que possuem folhas macias, verdes ou verdes mais escuras gostam mais de ficar a sombra e apreciam menor quantidade de luz ao longo do dia. Elas devem pegar sol, mas não ficar expostas o tempo todo, mas sim parte do dia e de preferência com momentos de sol mais leve. Gostam de temperaturas mais elevadas, nas regiões mais frias, opte por deixá-las dentro de casa e em espaços mais quentinhos.
Rega
As bromélias gostam de solos mais úmidos, mas isso não significa encharcar o vaso em que está a planta, deve molhar a área ao redor da base das plantas e nunca diretamente a base.