NOME CIENTÍFICO: Chrysanthemum morifolium
DESCRIÇÃO: cresce como uma planta herbácea perene ou ligeiramente lenhosa no solo. A textura da planta é espessa e coriácea. Os muitos ramos, sedosos e recobertos por uma penugem curta, formam um tufo denso. As flores típicas são formadas por florezinhas periféricas, podem ter muitas variedades de cores de verde, branco ou amarelo, rosa a roxo. Existem variedades com flores simples que parecem margaridas e variedades com flores duplas, parecendo pompons mais ou menos grandes. A planta começa a florescer quando a duração do dia é inferior a 14 horas.
CUIDADOS
Esta planta pode ser conhecida por sua popularidade como planta de interior em parte por causa de suas qualidades de purificação do ar. Em geral, a planta é melhor fertilizada uma vez por mês e regada duas a três vezes por semana, dependendo do clima.
USOS
Na medicina natural, a “flor” é usada contra a inflamação dos olhos e pele impura. Também se aplica como purificador de ar. O contato com partes de plantas pode, em alguns casos, causar irritação na pele e alergias.