NOME CIENTÍFICO: Cuphea gracilis
DESCRIÇÃO: é uma planta herbácea perene, nativa do Brasil, usada em jardinagem e paisagismo. De 20 a 30cm de altura, pouco ramificada. Folhas muito pequenas, lanceoladas, permanentes. Flores pequenas, lilases ou brancas que se tornam rosa com a idade. Floresce durante todo o ano.
CUIDADOS
Aprecia locais com bastante sol e solo rico em matéria orgânica, bem drenado. Preparar o canteiro com o revolvimento do solo e a adição de composto orgânico de folhas e esterco animal, bem decomposto.
A iluminação ideal é o sol pleno ou meia sombra com no mínimo 3 a 4 horas de sol. A sua rega deve ser frequente, porém com cuidado para que não ocorra encharcamento da terra. Não aguenta ambientes e climas frios. Portanto, preste muito atenção neste detalhe e também ao fato de que esse tipo de herbácea não aceita bem as podas e, portanto, elas devem ser sempre evitadas.
MULTIPLICAÇÃO E USOS
Multiplicação por sementes ou estacas do ponteiro postas a enraizar no fim do inverno. Usos em jardineiras, bordaduras, forrações ou conjuntos com outras ornamentais, também para plantio entre pedras.