NOME CIENTÍFICO: Pelargonium
DESCRIÇÃO: é uma planta perene, de caule suculento, porte ereto, parecido com o de um arbusto e suas folhas são redondas, com sua parte mais central marcada. Já as flores são comumente brancas, vermelhas e cor-de-rosa. Originária da África do Sul, essa espécie deve ser cultivada a pleno sol, em vasos ou jardins preparados com uma parte de terra e uma de composto orgânico.
CUIDADOS
Deve ser regado com mais intensidade logo após o plantio no vaso e substrato. Depois, regue apenas quando o substrato estiver seco. Precisa de muita luz e água em abundância. Certifique-se que o vaso ou jardineira tenha uma boa drenagem para que a água não fique empoçada no fundo e apodreça as raízes e caule. Não borrife água nas folhas, pois gostam de atmosfera seca. Se tiver uma planta menor, poderá usar um vaso de 15 a 20 cm, enquanto as variedades maiores precisam de um de 25 cm. Recomenda-se o plantio na primavera, logo após a geada mais forte.
USOS
O óleo essencial de gerânio é produzido a partir da destilação a vapor das folhas da Pelargonium graveolens. Ele é usado na aromaterapia por suas propriedades antioxidantes, bactericidas, anti-inflamatórias, antissépticas e adstringentes.