NOME CIENTÍFICO: Helianthus annuus
NOME COMUM: girassol
DESCRIÇÃO: é uma planta anual da família, cultivada pelo seu óleo e sementes comestíveis. O nome é derivado do formato de sua inflorescência, tipo capítulo, com aproximadamente 30cm de diâmetro, cujo caule pode atingir até 3m de altura. De suas sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro, além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.
CULTIVO E USOS DO GIRASSOL
Cultivado em todos os continentes, o girassol é uma oleaginosa que apresenta características agronômicas muito importantes, devido ao seu crescimento que é rápido, sua grande resistência à seca, as temperaturas baixas e ao calor. Assim, apresentam grande adaptabilidade a diferentes condições climáticas.
A sua flor é comercializada como flor de corte, que costuma durar de 30 a 45 dias. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.
A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel. Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos. As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.
SIGNIFICADOS
De acordo com a sabedoria popular, a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol. O girassol também pode representar altivez.