NOME CIENTÍFICO: Jasminum
DESCRIÇÃO: é uma planta com flor da família Oleaceae que agrupa cerca de 200 espécies com distribuição natural nas regiões tropicais e subtropicais. São em sua maioria arbustos, perenes, de hábito ereto, embora ocorram algumas crescendo apoiadas na vegetação ou pendentes em taludes ou rochedos. As folhas são de coloração verde intenso. As flores são tubulares e aglomeram-se em inflorescências de cor branca ou amarela, embora em raros casos possam ser ligeiramente avermelhadas ou rosadas. As flores são geralmente muito perfumadas, com uma fragrância característica.
CUIDADOS
Nos vasos, gosta de solos bem drenados, misturados com areia, onde não se acumula água. São plantas de pleno sol, que se estendem e enraízam facilmente – quando o ramo do jasmineiro toca o solo, começa a soltar raízes e forma outra planta, este processo se chama alporquia. Para favorecer o florescimento do jasmim, use um fertilizante com bastante fósforo (15-30-15) para encorajar o florescimento máximo. O jasmim pode crescer bastante sob as condições certas. Para controlar o crescimento, as plantas precisam de poda frequente, que deve ser feita depois que elas tiverem terminado de florescere durante o verão.
USO MEDICINAL
O chá de jasmim é naturalmente calmante e sedativo. Por isso, a bebida pode ajudar quem deseja aliviar o estresse e a ansiedade. Como confirmado em um estudo feito na Universidade de Quioto, no Japão, essa é uma bebida que beneficia o humor e a função cognitiva, além de promover a produção de serotonina e dopamina.
SIGNIFICADO DO PERFUME
O perfume do jasmim remete, ao mesmo tempo à sensualidade e ao erotismo. Com a delicadeza, a feminilidade e a luminosidade e é associado ao Sagrado Feminino. A cor branca da flor de jasmim, é associada à pureza, à inocência e à paz. Na Itália a flor do jasmim significa boa sorte no casamento.