NOME CIENTÍFICO: Portulaca grandiflora
DESCRIÇÃO: é uma planta nativa da América do Sul, ocorrendo desde o sudeste brasileiro até o Uruguai e a Argentina. Também pode ser encontrada no sul do continente asiático. No Brasil ela recebe o nome de onze horas, porque começa a abrir suas flores próximo às 11 horas, isso acontece graças as estruturas fotossensíveis presentes em suas folhas, por isso, as flores se fecham assim que a luminosidade diminui. É uma planta anual, muito pequena e de crescimento rápido, atingindo 30cm de altura. As folhas são espessas e carnudas, com 2cm de comprimento e dispostas alternadamente em pequenos grupos. As flores possuem diâmetro entre 2 e 3cm com 5 pétalas, que podem ser vermelhas, laranjas, salmão, rosas, brancas e amarelas.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS
Esta planta cresce largamente em climas temperados, necessitando de muita luz solar e um solo bem drenado. Para auxiliar na floração, necessita de adubação com húmus de minhoca ou composto orgânico a cada 3 meses. Regar de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol. Se tiver plantado em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Tem boa aplicação ornamental de solos planos devido à baixa estatura, número de flores e cor das flores. Vários cultivares tem sido selecionados para duas flores com pétalas adicionais e de acordo com a variação de suas cores. De acordo com o costume em certos lugares, presentear alguém com onze-horas é uma confissão de amor.
USOS MEDICINAIS
Onze-horas é uma planta medicinal, que atua no tratamento e prevenção de problemas da bexiga, do fígado, dos rins, e também do escorbuto. Quando a planta é cozida, ela tem ação diurética, além de também aumentar a secreção do leite materno.