DESCRIÇÃO: Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae. O número total de espécies oscila em torno de 35.000 e existem em todos os continentes, exceto na Antártida e com predominância nas áreas tropicais.
Além disso os orquidicultores vêm obtendo milhares de diferentes híbridos de grande efeito e apelo comercial. Organizações oficiais reconhecem mais de 100 mil híbridos. Apresentam variadas formas, cores e tamanhos.
Crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz, portanto não são plantas parasitas, nutrem-se apenas de material em decomposição que caem das árvores e acumulam-se em suas raízes.
Nas orquídeas híbridas as flores são mais coloridas e bem formadas, são mais resistentes a pragas, doenças, a seca, ao vento e podem florescer mais de uma vez ao ano. O desenvolvimento da maioria delas tende a ser acelerado e por isso, podem requerer um pouco mais de adubo e água.
CLASSIFICAÇÃO POR HABITAT:
De acordo com o lugar no seu habitat de origem, as orquídeas são classificadas como Epífitas, Terrestres ou Rupícolas.
Epífitas: Vivem grudadas em troncos de árvores, somente para se instalar. Elas se desenvolvem sobre árvores porque recebem níveis adequados de luz e podem retirar nutrientes do ar e da chuva.
Terrestres: Vivem na terra e buscam seus nutrientes diretamente no solo.
Rupícolas: Vivem sobre rochas e são fixadas nos liquens em suas fendas a pleno sol.