Folhagens
, , ,

Resumo

A Palmeira Raphis pode ser utilizada no sol pleno, meia sombra ou sombra. No sol suas folhas, que costumam ser verde escuras e brilhantes, ficam mais claras e, em alguns casos, podem amarelar.
A Palmeira Raphis é muito utilizada na decoração de ambientes internos. No entanto, esta planta prefere ambientes úmidos e não tolera ambientes fechados com ar condicionado por muito tempo.
A Raphis requer poucos cuidados. Gosta de solo úmido, mas não encharcado. Não é necessária poda, recomenda-se apenas retirar eventuais folhas secas. Possui crescimento lento e em caso de excesso ou falta de água sua recuperação também será lenta.

NOME CIENTÍFICO: Raphis excelsa

NOME POPULAR: Palmeira Ráfia ou Raphis

PORTE: Atinge cerca de 4 m quando no solo na fase adulta, com vários troncos finos, revestidos com fibras espessas.

CICLO DE VIDA: Perene.

FLORES: Inflorescências bastante ramificadas com flores miúdas e amareladas. Frutos pequenos, de cor branca.

ILUMINAÇÃO: Prefere meia sombra ou sombra, não necessita de muita luz. Como tolera baixa luminosidade é utilizada largamente em escritórios, salas de estar, plantadas em vasos, valorizando muito o ambiente interno.

REGA: Deve ser regada com moderação. Apresenta crescimento lento e pede regas bem espaçadas, suportando solo mais seco.

SUBSTRATO: Solo fértil e bem permeável. O clima indicado é o ameno, tendendo mais para o frio. Cultive-a em solo areno-argiloso, usando a seguinte mistura: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal, 1 parte de pó de xaxim (pode ser substituído por composto orgânico) e 1 parte de areia.

ADUBAÇÃO: A Raphis não exige solo muito adubado, a melhor opção é a aplicação de fertilizante líquido NPK. É suficiente adubar uma vez por ano, de preferência na primavera, usando uma formulação NPK (10-10-10) seguindo as orientações da embalagem e um pouco de húmus de minhoca

PODA: Não há necessidade de poda. Mantenha a planta limpa e saudável, retirando as folhas velhas e amareladas.

MÉTODO DE PROPAGAÇÃO OU REPLANTE: Multiplica-se por divisão de touceira, na primavera.

DOENÇAS

por Dauber

Possui graduação em Agronomia pela UFRGS (1980). É especialista no Sistema Plantio Direto, na área de fertilidade do solo. Tem experiência na área de vendas, no gerenciamento e formação da equipe de vendas. Atualmente está voltado para o agronegócio sustentável, especialmente em Marketing Rural, Horticultura e Produções Culturais.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Participe da conversa!x
()
x