Folhagens
, ,

Resumo

É uma planta de pequeno porte, amplamente utilizada como planta decorativa em vasos e jardins.

NOME CIENTÍFICO: Cupressus macrocarpa

NOME COMUM: Tuia-holandesa, tuia-limão ou goldcrest

DESCRIÇÃO: É uma planta de pequeno porte com coloração de suas folhas variando entre verde-limão e dourado. Apreciada em decorrência do aroma cítrico emitido por sua folhagem, é amplamente utilizada como planta decorativa em vasos e jardins. Por tolerar bem o plantio em vasos e não ser muito exigente quanto ao tipo de solo, é um vegetal bastante demandado para o paisagismo. Contudo os vasos devem ser mantidos em locais ao alcance do Sol, pois estas plantas não toleram a ausência de luminosidade por longos períodos.

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

Embora originária de climas mais frios, essa planta se adaptou muito bem aos solos e climas do sul e sudeste brasileiro, sendo muito fácil encontrá-la a venda plantada em vasos de tamanhos diferenciados, disponibilizados em floriculturas e até mesmo em supermercados. A reprodução é feita por meio de estaquia, em processo envolvendo a retirada de galhos de árvores grandes e sadias, enterrando-os em terra fértil, aguardando cerca de três meses até o surgimento das primeiras raízes. Na sequência do plantio, a fase de enraizamento da planta demanda cerca de seis meses. Após dois anos, atinge a altura de 40 cm. No terceiro ano o ritmo de crescimento aumenta e chega a 1,5 metro. Sua altura máxima raramente ultrapassa cinco metros. Esta planta aceita leves podas de formação, podendo ter seu tamanho limitado quando desejado. Trata-se de uma planta fácil de se manter, embora exija regas frequentes. Sua demanda por luminosidade é intensa, devendo preferencialmente ser colocada em locais que recebam de 6 a 8 horas de sol por dia. O solo deve ser mantido úmido, recebendo água todos os dias, tomando-se o cuidado de não molhar suas folhas, para minimizar o risco de ocorrência de fungos.

USOS

A tuia-holandesa é bastante utilizada em projetos paisagísticos envolvendo jardinagem e paisagismo. Pela beleza da sua folhagem e formato compacto é adequada para plantio em pequenos jardins. Se deixada crescer livremente pode atingir 5 metros de altura, mas seu tamanho pode ser controlado por meio de podas dos ramos mais elevados, aceitando inclusive pequenos ajustes em sua formação. O aroma emitido por essa tuia é muito agradável, o que leva muitas pessoas a mantê-las em vasos. O cultivo em vasos é perfeitamente possível, mas ao longo do crescimento a planta deve ser transplantada para vasos maiores, capazes de acomodar suas raízes. Para manutenção da saúde e melhor desenvolvimento desta planta, os vasos devem ser mantidos em locais com incidência direta de luz solar, além de receber adubação e regas frequentes. No Brasil é muito popular utilizá-las como árvores de natal. Mantidas em vasos ou plantadas diretamente em jardins, essas plantas são normalmente enfeitadas com bolas coloridas e pequenas lâmpadas piscantes para marcar as festividades de final de ano. O maior centro de produção está localizado em Holambra, SP. Tal cultivo apresenta como principal objetivo o abastecimento do mercado no período das festas natalinas.

por Dauber

Possui graduação em Agronomia pela UFRGS (1980). É especialista no Sistema Plantio Direto, na área de fertilidade do solo. Tem experiência na área de vendas, no gerenciamento e formação da equipe de vendas. Atualmente está voltado para o agronegócio sustentável, especialmente em Marketing Rural, Horticultura e Produções Culturais.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Participe da conversa!x
()
x