NOME CIENTÍFICO: Lactuca sativa
NOME COMUM: Alface
DESCRIÇÃO: Alface é uma hortense anual ou bienal, utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C., originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.
Características
A alface possui poucas calorias e é bastante consumida em saladas ou acompanhamentos de lanches, contém vitamina A e C, além de sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e fibras. É rica em fibras, que promovem a sensação de saciedade e favorece a perda de peso. O seu consumo ajuda a acalmar e colabora com a saúde do coração e imunidade.
Luminosidade
Como precisa de um local de boa luminosidade escolha planta-la em um local onde possa receber luz solar direta e sombra durante as horas mais quentes do dia. Com exceção dos primeiros dias de vida, a alface gosta muito de sol e calor. É recomendado que ela aproveite ao menos 8 horas de sol diárias para se desenvolver plenamente.
Rega e Tipo de Solo
A alface deve ser irrigada com frequência para manter o solo úmido, mas sem que o solo permaneça encharcado. Pode ser cultivada em vasos e jardineiras. Gosta de solo bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio. A faixa de pH ideal para o solo é de 6 a 7.
Colheita
Como regra geral, pode levar 65 a 130 dias do semeio da alface até a colheita (dependendo da variedade). Na maioria dos casos, as alfaces podem ser colhidas entre 30 a 70 dias após o transplante.