NOME CIENTÍFICO: Mentha spicata
NOME COMUM: Hortelã-verde, também conhecida como hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas, hortelã-comum, levante, alevante, elevante ou simplesmente hortelã.
DESCRIÇÃO: É uma planta herbácea perene, da família Lamiaceae. Existem inúmeras variedades cultivadas. É medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero – além de outras tantas espécies criadas pelo ser humano, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata.
Modo de Cultivo
A hortelã pode ser plantada em vasos ou em canteiros. Se preferir plantá-la em um vaso, ele deve ter de 30 a 40 cm de diâmetro, para que a planta se desenvolva bem, crescendo bonita e forte. A hortelã é uma planta que precisa de muita água, mas não deixar em solo encharcado. Se o clima estiver quente, você pode regar a planta várias vezes por dia. Deixe o vaso voltado para o leste, pois a hortelã se desenvolve melhor com seis ou mais horas de luz solar.
Ela deve ser plantada em um vaso com sistema de drenagem, além de furos que permitam a liberação da água em excesso do solo. Além disso, se cultivada em vaso, não junte com outras plantas, pois a hortelã é invasora e pode prejudicar a outra planta. Se preferir cultivá-la em um canteiro, você precisa garantir que a hortelã tenha, no mínimo, 30 cm de afastamento de outras plantas.
Tipo de Solo
É fundamental plantar a hortelã em solo fértil, com bastante matéria orgânica, por isso invista em bons compostos orgânicos.