NOME CIENTÍFICO: Ocimum basilicum
NOME COMUM: Manjericão, Alfavaca
DESCRIÇÃO: manjericão-de-folha-larga é uma planta perene, que mede aproximadamente 60 cm de altura, sendo originária da Ásia e África. É uma planta conhecida pelos seus galhos com muitas ramificações, com suas folhas postas, com um formato oval, e pela sua cor verde clara. O manjericão tem flores brancas e um pouco rosadas.
Usos e Benefícios
Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaço, depressão, enxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febre; combate a acne; ativa o sistema imunológico; desinflama aftas; possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes.
A erva também é usada em tomate, ovos, ensopados, sopas e saladas. O manjericão fresco pode ser macerado com alho e azeite de oliva para fazer uma variedade de pesto sem derivados do leite, que pode cobrir uma variedade de pratos, incluindo massas, salmão e brushetta de trigo integral.
Plantio
Para o plantio, é necessária terra afofada e fértil (adubada). Pode ser por estacas ou sementes, que devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de 1 cm, contendo no máximo duas ou três sementes por cova.
O local para plantio (vaso, jardineira, sementeira, solo) deve receber pelo menos quatro horas diárias de sol, pois o manjericão se dá muito bem com esta luz natural.
Rega
Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode prejudica o manjericão. Sendo assim, devem ser efetuadas a cada dois ou três dias, ou então, quando a terra da parte superior estiver seca.
A germinação ocorre num período de 5 a 15 dias. Assim que crescer, terá folhas frescas desde o início do verão até meados do outono, e algumas vezes até um pouco mais tarde.
Cuidados
A poda é uma etapa fundamental para o crescimento e desenvolvimento do manjericão. E é aqui que muitas pessoas acabam perdendo a planta devido à falta de poda ou na forma errônea de realizá-la.
É necessário sempre cortar as flores do manjericão, pois isso mantém a planta jovem e saudável por mais tempo e preserva o sabor das folhas. Pelo fato de flores funcionarem como um dreno nas plantas, acabam consumindo muita energia, portanto, precisam ser retiradas.
Vale lembrar que o manjericão não resiste a geadas, gosta muito de sol e se adapta bem em climas tropicais ou subtropicais. Caso o clima esteja frio ou chuvoso, observe o solo e diminua a quantidade de água.
Colheita
Recomenda-se que as folhas sejam colhidas quando a planta atingir 1,2 metro de altura. Isso ocorre geralmente após 60 dias do plantio. Porém, a primeira colheita é indicada somente após três meses de plantio.