NOME CIENTÍFICO: Origanum majorana
NOME COMUM: Manjerona
DESCRIÇÃO: A manjerona é uma erva ou planta perene, com sabores doces a pinho e citrino. A manjerona é cultivada pelas suas folhas aromáticas, verdes ou secas, no uso culinário; são cortadas quando as plantas começam a florescer e secadas lentamente à sombra.
Luminosidade
É uma planta que se desenvolve melhor em clima ameno ou quente, porém, não suporta bem temperaturas abaixo de 10°C. É necessário que receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta. Caso seja cultivada em pleno sol o dia todo, ainda melhor. Isso garantirá mais aroma e sabor.
Como Cultivar
A manjerona pode ser cultivada a partir de sementes ou por estaquia. As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, ou podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, a não mais do que 0,5 cm de profundidade. As mudas de manjerona são transplantadas quando ficam grandes o bastante para serem manuseadas sem sofrer danos. A germinação das sementes geralmente leva de duas a quatro semanas.
O plantio por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis, é feito cortando ramos com pelo menos 10 cm de comprimento. Cerca de dois terços do comprimento do ramo devem ficar enterrados no solo úmido. O ideal é plantar os ramos em vasos mantidos em local fresco e bem iluminado, mas sem luz solar direta, até que as mudas tenham enraizado bem.
O espaçamento entre as plantas pode ser geralmente de 20 cm, com 30 a 40 cm entre as linhas de plantio. A manjerona também pode ser cultivada facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande.
Tipo de Solo
O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A planta cresce melhor em solos calcários de pH levemente alcalino ou neutro, mas é bastante tolerante quanto ao pH e o tipo de solo. Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam a manjerona.
Colheita
A colheita das folhas da manjerona pode começar a partir de 60 a 90 dias após o plantio. Colha as folhas individualmente quando necessário ou colha os ramos acima de 10 cm do solo, para permitir que a planta rebrote. As flores também são utilizadas como condimento, e devem ser colhidas assim que se abrem.
Usos e Utilidades
Seu uso pode ser desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, guizados, tubérculos, molhos e até em pizzas, a manjerona tem um perfume agradável e vai ajudar a remover aquele cheiro forte de certas carnes e cortes de frango.
A manjerona possui ação antiespasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas finalidades, sendo as principais: Melhorar o funcionamento do intestino e evitar os sintomas de má digestão; Diminuir os sintomas de estresse e ansiedade; Ajudar no tratamento de úlceras gástricas; Promover a saúde do sistema nervoso; Ajudar no tratamento de doenças infecciosas; Eliminar gases em excesso; Diminuir a pressão arterial, controlar o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares.