NOME CIENTÍFICO: Petroselinum crispum
NOME COMUM: salsa ou salsinha
DESCRIÇÃO: É uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Nativa da região mediterrânica central, naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça. Também é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retenção de líquidos.
Como Cultivar
Para o cultivo, procure um local com muita luz, onde o sol bata de 4 a 6 horas por dia. Encha um pote ou um vaso com terra especial para plantar e introduza as sementes de salsa. Qualquer época do ano serve para plantar salsa, embora se devam evitar os dias de calor e frio excessivo.
Para ter salsinha em casa ou apartamento, semeie a erva em um vaso preparado com uma mistura de terra e húmus de minhoca em partes iguais. Deixe a sementeira à meia sombra, em local que recebe pelo menos algumas horas de sol pela manhã. Regue diariamente ou quando notar que a terra está seca.
Utilidades
A salsinha pode ser utilizada em saladas, molhos para todos os tipos de carnes, massas, sopas, pescados e legumes. Ela dá ainda um toque de frescor aos sucos de fruta.