INSETICIDAS CASEIROS

Inseticidas caseiros tratam-se de substâncias desenvolvidas a partir de elementos naturais para matar insetos em geral. Sendo assim, em suas composições não há produtos químicos. Em contrapartida, possui um conjunto de ingredientes naturais como alho, coentro, hortelã, tabaco, pimenta e outros.

Alguns benefícios de se utilizar inseticidas caseiros são que podem ser feitos com baixo custo e são nocivos aos insetos, mas não tóxicos às plantas ou pessoas. Desta forma, é possível combater os insetos prejudiciais à sua horta e ainda manter a boa qualidade dos alimentos.

Quando estiver regando suas plantas, aproveite para observar se existe algum bichinho estranho, se apareceram bolinhas escuras nas folhas, se há uma espécie de algodão sobre elas ou ainda se elas estão deformadas ou meladas. Suas plantas podem estar doentes, sofrendo ataques de pragas, que se alimentam de folhagens e flores e sugam suas seivas. Isso acontece principalmente se elas estiverem debilitadas devido ao excesso de calor ou de umidade, à falta de nutrientes no solo e à ventilação insuficiente.

Como Ana Primavesi sempre lembra em seus livros, as chamadas “pragas” na verdade são mensageiras de que o solo ou a cultura não estão saudáveis. Então a primeira maneira de se livrar de organismos indesejáveis na sua horta é com a prevenção: retire plantas fracas, tenha cuidados com o solo (use cobertura morta, compostos orgânicos, etc.), faça rotação de plantas e tenha diversidade, e desinfete suas ferramentas, entre outros métodos de prevenção.

Um método é atrair inimigos naturais para sua horta, que são insetos que irão predar os insetos “praga”, e assim fazer o controle, como os louva-deus e as joaninhas.