Orquídeas
, , ,

Resumo

Orquídea de uma floração vermelha, muito linda e gosta de boa luminosidade, desde que o sol forte seja indireto. Apesar disso, pode ser exposta às primeiras horas do sol da manhã ou ao sol do finalzinho da tarde sem prejuízos. Nas horas mais quentes do dia, convém filtrar o sol com uma tela de sombreamento ou cortina fina.

NOME CIENTÍFICO: Colmanara Masai Red

DESCRIÇÃO: Orquídea de uma floração vermelha, muito linda e gosta de boa luminosidade, desde que o sol forte seja indireto. Apesar disso, pode ser exposta às primeiras horas do sol da manhã ou ao sol do finalzinho da tarde sem prejuízos. Nas horas mais quentes do dia, convém filtrar o sol com uma tela de sombreamento ou cortina fina.

UMIDADE

Proporcionar uma umidade entre 50 a 70%, não gostam de ficar completamente secas, por isso, regue antes disso acontecer. Não dá para dizer uma frequência exata, isso vai depender do ambiente onde ela está, por isso verifique-a todos os dias se possível. Em caso de dúvida, coloque a ponta do dedo no substrato da orquídea, se estiver úmido não precisa regar.

SUBSTRATO

É uma planta epífita, então o seu substrato, se for plantada em vaso deve ser similar ao da natureza. Para isso use um vaso plástico com furos no fundo, depois coloque em média de 60% de cascas de árvore ou casca de pinus ou fibra de coco em cubos, pedra brita e musgo esfagno.

FLORAÇÃO

Planta produzida com cruzamento de sementes, visando o melhoramento genético da espécie. Como cada exemplar é único, pode haver variações de tonalidade e tamanhos entre plantas de um mesmo lote. Seu cultivo é relativamente simples. Ela gosta de ventilação, umidade, além de muita luz indireta e ambientes com temperatura entre 18° e 25° C. Se a temperatura não estiver nesta faixa pode haver inibição do florescimento e a interferência na qualidade das folhas e flores. A coloração das folhas indica se a luz que elas recebem está adequada ou não. Folhas muito escuras é sinal de pouca luz, o que pode comprometer a floração. Folhas muito claras como um verde amarelado indica excesso de luz. Sempre coloque o vaso com a frente da orquídea, onde apresentam brotos novos, virada para o lado que apresenta maior luminosidade.

TRANSPLANTE

Quando a orquídea estiver no fim da sua inflorescência, é a hora de fazer o transplante dos pseudobulbos, usando o substrato adequado. A parte de trás da planta, onde ficam os pseudobulbos secos, sem folhas e mais velhos, deve ser colocada bem próxima a parede do vaso, já a parte da frente é onde sairá a haste das flores e os brotos novos. Pegue a planta com firmeza e na hora de colocá-la no vaso observe a distância de 3 dedos abaixo da borda do vaso, nem mais e nem menos. Termine o substrato e levemente aperte em volta da orquídea plantada, em modo que ela fique bem firme dentro do vaso. Caso você sinta que ela não está muito firme depois que terminou de fazer o transplante, use um pedaço de madeira ou arame para prender o tutor. Floresce facilmente com duas hastes em cada frente da planta. Hastes de mais de quarenta centímetros que na primeira floração já podem apresentar cinco ou mais flores, de um colorido vermelho vinho bastante escuro, que duram um mês ou mais. Floresce entre verão e outono.

por Dauber

Possui graduação em Agronomia pela UFRGS (1980). É especialista no Sistema Plantio Direto, na área de fertilidade do solo. Tem experiência na área de vendas, no gerenciamento e formação da equipe de vendas. Atualmente está voltado para o agronegócio sustentável, especialmente em Marketing Rural, Horticultura e Produções Culturais.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Plantas Relacionadas

COLMANARA

ORQUÍDEAS

0
Participe da conversa!x
()
x