NOME CIENTÍFICO: Aloe vera
NOME COMUM: Babosa
DESCRIÇÃO: é uma espécie de planta suculenta. Cresce selvagem em climas tropicais ao redor do mundo e é cultivada para usos agrícolas e medicinais. É muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele. Também é usada para fins decorativos e cresce com sucesso dentro de casa como uma planta em vaso.
CUIDADOS
É amplamente cultivada como ornamental, sendo popular entre os jardineiros modernos como uma planta medicinal e por suas flores, forma e suculência interessantes. Esta suculência permite que as espécies que a possuam sobrevivam bem em áreas com pouca chuva, tornando-se ideais para jardins com baixa utilização de água, é intolerante à geada e neve pesadas. Ela é relativamente resistente à maioria das pragas de insetos.
Em vaso, a espécie requer um solo bem drenado e arenoso e condições luminosas e ensolaradas. Suas plantas podem queimar sob muito sol ou murchar quando o vaso não drena a água.
USOS
É usada em muitos produtos de consumo, incluindo bebidas, loções para a pele, cosméticos ou pomadas para pequenas queimaduras e queimaduras solares. Existem diversas evidências científicas da eficácia ou segurança dos extratos de Aloe vera, quer para fins cosméticos ou medicinais. É usada no tecido facial, sendo promovida como um hidratante e anti-irritante para reduzir a irritação do nariz. As empresas de cosméticos geralmente adicionam seiva ou outros derivados de Aloe vera a produtos como maquiagem, tecidos ou papéis, hidratantes, sabonetes, protetores solares, incenso, cremes para barbear ou shampoos.