Plantas Medicinais
, , ,

Resumo

A Camomila é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento da ansiedade, devido a seu efeito calmante, como um agente aromatizante em alimentos e bebidas, enxaguantes bucais, sabonetes ou cosméticos.

NOME CIENTÍFICO: Anthemis nobilis

DESCRIÇÃO: A Camomila é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento da ansiedade, devido a seu efeito calmante, como um agente aromatizante em alimentos e bebidas, enxaguantes bucais, sabonetes ou cosméticos.

USOS

A camomila tem sido historicamente usada na fabricação de cerveja e ale. Ao contrário do chá, no qual apenas as flores são usadas, a planta inteira foi usada para fazer cervejas, adicionando um componente de sabor amargo preferido por cervejarias artesanais e cervejeiros caseiros.

O chá de camomila é uma infusão de ervas feita de flores secas e água quente. Apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

LIMITAÇÕES DE USO

O uso de camomila tem potencial para causar interações adversas com vários produtos fitoterápicos e medicamentos prescritos e pode piorar as alergias ao pólen. A camomila não é recomendada para tomar com aspirina, pois pode causar interação erva-droga.

A camomila não deve ser usada por pessoas com câncer de mama, ovário, útero, endometriose ou miomas uterinos no passado ou no presente.

CUIDADOS

A planta da camomila é conhecida por ser suscetível a muitos fungos, insetos e vírus. Pulgões foram observados se alimentando de plantas de camomila e a mariposa que causa desfolhamento. Para tratamento destas pragas, pode ser usada solução de água e fumo e calda bordalesa.

PLANTIO

Camomila está entre as plantas medicinais mais adocicadas. Plante as sementes na primavera, espalhe-as em canteiros e socando-as na terra, que deve estar sempre úmida. Prefere terras bem drenadas em áreas parcialmente sombreadas. Mantenha o solo úmido, sem encharcar e diminua as regas no inverno.

COLHEITA

A colheita geralmente ocorre 3 ou 4 meses após o plantio. As inflorescências devem ser colhidas assim que abrirem completamente, o que acontecerá no final da primavera e no verão. Flores mais velhas, que estão escurecendo ou estão com as pétalas brancas, voltadas para baixo, têm menos sabor e aroma.

por Dauber

Possui graduação em Agronomia pela UFRGS (1980). É especialista no Sistema Plantio Direto, na área de fertilidade do solo. Tem experiência na área de vendas, no gerenciamento e formação da equipe de vendas. Atualmente está voltado para o agronegócio sustentável, especialmente em Marketing Rural, Horticultura e Produções Culturais.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Participe da conversa!x
()
x