NOME CIENTÍFICO: Commiphora myrrha
NOME COMUM: mirra, mirra africana, mirra herabol, mirra somali ou mirra comum
DESCRIÇÃO: É uma das principais árvores usadas na produção de mirra, uma resina feita de seiva seca de árvore, denominado oleorresina. É nativa da Península Arábica e da África, muito espinhosa e atinge uma altura de cerca de 4 m. Se dá melhor em solo fino, principalmente em áreas com calcário.
CUIDADOS
O solo deve ser profundo e arenoso, visto que a árvore não tolera invernos chuvosos, tão pouco solos encharcados. A rega das mudas pode ser feita de 2 a 3 vezes por semana durante os dias quentes e secos e 1 ou 2 vezes quando o tempo estiver úmido. Deve ser cultivada a pleno sol. Ela floresce mais abundantemente no sul do Brasil. Este arbusto é ótimo para regiões com longas estiagens.
USOS MEDICINAIS
É uma planta medicinal que possui propriedades antissépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, por isso, ela não apenas ajuda a aliviar os sintomas de problemas respiratórios, mas também ajuda a inibi-los. Portanto, fortalece a imunidade e evita doenças de fundo inflamatório. É anestésica e adstringente, podendo ser usada para dor de garganta, inflamação na gengiva, para infecções de pele, acne ou para rejuvenescimento. O óleo é usado em cosméticos para combater a acne e o envelhecimento precoce da pele. Pelo seu alto poder regenerativo, também ajuda na manutenção da saúde das unhas. Basta acrescentar algumas gotinhas do óleo de mirra em hidratantes, máscaras capilares e bases para unha. É a essência feminina do Cosmos, ela representa a manifestação da alma pura, da compreensão plena. É a essência utilizada como desatadora de nós, que induz à purificação e proteção. Podemos usufruir de todo o poder da mirra atualmente através de óleos e incensos com essa fragrância.