NOME CIENTÍFICO: Verbena officinalis
DESCRIÇÃO: É uma planta medicinal com flores coloridas, também conhecida por urgebão ou erva-de-ferro que, além de ser ótima para decoração, também pode ser utilizada como planta medicinal para tratar a ansiedade e o estresse. Nativa da América do Sul, tem a vantagem de estar adaptada ao clima brasileiro. De crescimento prostrado, rente ao chão, é perene e brota durante o ano inteiro, embora, para mantê-la sempre florida e vistosa, a dica é renovar a cada dois.
COLHEITA
Planta encontra nos meses de setembro a março a época ideal para produção. Porém, a floração pode ocorrer durante todo o ano. Para plantas cultivadas em solo, recomenda-se colher as flores quando chegarem à fase adulta e, junto, cortar uma parte do caule.
USOS
A verbena é uma planta medicinal que está atrelada a funções antiestresse, calmantes e combate a problemas nervosos. O cheiro obtido por meio do extrato de verbena, utilizado no sabonete, lembra algo cítrico, mais puxado para o aroma do capim-limão.
Serve para auxiliar no tratamento do cálculo biliar, febre, ansiedade, estresse, insônia, inquietação, acne, infecções no fígado, asma, bronquite, cálculos renais, artrite, distúrbios digestivos, dismenorreia, falta de apetite, úlcera, taquicardia, reumatismo, queimadura, conjuntivite, faringite e estomatite. Afasta a negatividade, tristeza e melancolia, nos libera de energias negativas atraindo desenvoltura, alegria e bom astral. Utilizado para desenvolver a criatividade e inspiração. Pode nos trazer bons sonhos.