Samambaias
, , ,

Resumo

Segue informações sobre as melhores condições climáticas, de adubação e propagação.

Clima

Tropical e Subtropical. Para fixar, é preciso embrulhar a massa de raízes esponjosas em uma mistura de partes iguais de turfa e sphagnum, amarrar este pacote de forma segura na árvore, usar de preferência um cordão feito de algodão, evitar o de nylon. Mantenha a planta e o suporte úmidos, até que tenham aderido ao suporte.

Na fase de crescimento, regar duas vezes por semana no verão, deixando a fibra ficar bem umedecida, depois disso, permitir que o substrato fique quase seco antes da nova rega. No inverno, apenas uma rega por semana.

Quando adulta, ter mais moderação, dando apenas água suficiente para que o substrato fique levemente úmido.

Se a planta estiver em vaso ou fixa em placa e ficar murcha, mergulhe a parte que contém as raízes num recipiente largo com água. No verão, deixar a planta mergulhada durante uns 15 minutos e no inverno, apenas 2 minutos. Espere escorrer todo o excesso de água antes de pendurá-la novamente. Evite molhar as folhas com frequência.

O Platycerium possui uma película que reveste suas folhas, a remoção dessa capa protetora, implica na rápida desidratação das folhas. Se houver necessidade de limpar a planta, recomenda-se que coloque a planta sob chuva suave, com temperatura amena ou pela névoa de pulverização, nunca usar jatos de água, esponja ou pincéis.

Adubo

Fertilizar o Chifre de veado, promove um crescimento vigoroso em plantas mais jovens. Durante a primavera-verão, é recomendado usar pelo menos uma vez ao mês, um adubo líquido misturado com a água de regar, muitos usam a metade da dose de fertilizante para orquídeas ou “Osmocote” um adubo de liberação lenta. No outono-inverno usar uma vez a cada dois meses. Quando adulto, adubar apenas 2 vezes ao ano. Alguns cultivadores usam adubo orgânico, colocando pequenos pedaços de casca de banana e até pequenos insetos na coroa da planta.

Platycerium tem sido estudado por sua capacidade de remover alguns poluentes químicos do ar.

Propagação

Multiplica-se por esporos e principalmente pelas mudas pequenas que formam na superfície do substrato. Se as condições forem adequadas, como nos trópicos úmidos, onde nunca faz frio, os esporos germinam naturalmente em árvores circundantes.

por Dauber

Possui graduação em Agronomia pela UFRGS (1980). É especialista no Sistema Plantio Direto, na área de fertilidade do solo. Tem experiência na área de vendas, no gerenciamento e formação da equipe de vendas. Atualmente está voltado para o agronegócio sustentável, especialmente em Marketing Rural, Horticultura e Produções Culturais.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Participe da conversa!x
()
x