NOME CIENTÍFICO: Davallia fejeensis
DESCRIÇÃO: é uma espécie de samambaia da família Davalliaceae, comumente conhecida como samambaia renda portuguesa. São identificadas por seus rizomas peludos, marrons e amarelos, que se parecem com uma pata de coelho. É nativa das Ilhas Fiji, na Oceania.
CUIDADOS
Gosta de bastante de água e de umidade, deve ser regada dia sim, dia não. Se o clima estivar chuvoso e umidade do ar elevada, pode regar com menor frequência: a cada 2 ou 3 dias. Preste atenção nas folhas: se parecerem murchas ou ficarem amareladas, poderá ser falta de água.
A poda é muito recomendada pelos botânicos para que a planta rebrote com vigor na primavera. Deve ser feita exatamente na penúltima lua nova do inverno. Remova as folhas secas para uma samambaia bonita e saudável.
MULTIPLICAÇÃO
A multiplicação pode ser feita com corte de pedaços de rizomas que tenham de seis a oito gemas, de forma inclinada. Ao plantar no vaso, não a plante muito profundamente; mantenha os rizomas na superfície do solo para que não apodreçam. O solo de cultivo deverá ser rico em matéria orgânica. Usa-se uma mistura de composto orgânico, turfa e areia. Também pode ser usado o substrato especial organo-mineral, misturado com areia.
Coloque a samambaia em um local com luz indireta. Durante os meses de inverno, uma janela virada para o sul é um local ideal.