NOME CIENTÍFICO: Agave
DESCRIÇÃO: é uma planta suculenta, originária sobretudo do México e em menor grau dos Estados Unidos, América Central e América do Sul. Agrupa cerca de 183 espécies, algumas das quais largamente cultivadas, como o Agave sisalana (para produção de sisal), Agave tequilana (para a produção de tequila), Agave americana e Agave attenuata para fins ornamentais.
BENEFÍCIOS
Tem baixo índice glicêmico, fortalece o sistema imunológico, auxilia na digestão, mantém a boa saúde da pele, auxilia no tratamento da osteoporose e ajuda a emagrecer de forma saudável. É usada para produzir xarope ou néctar, que é fonte de inulina, uma fibra prebiótica importante para evitar prisão de ventre e síndrome do intestino irritável.
USOS
A tequila é feita a partir de uma espécie vegetal específica: o Agave tequilana Weber, mais conhecido como agave azul. Essa planta suculenta demora de cinco a dez anos para atingir a sua maturidade e, quanto mais madura ela está, mais açúcares produz, o que resulta em uma tequila melhor. Passa por um processo extenso que inclui a retirada da pina, para que possa ser aquecida, esmagada, fermentada, destilada e, finalmente, engarrafada e vendida.
CUIDADOS
Cultivada a pleno sol, onde apresenta sua melhor forma e tolera a meia sombra. Se for cultivada em jardim, misture um pouco de areia ao solo, deixando a matéria orgânica agir bem sobre a terra. Precisa de um solo bastante arenoso para se desenvolver. A planta pode ser cultivada em solo com poucos nutrientes.